segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Teste Vocacional



Orientação vocacional - Escola & Cia

Leia atentamente cada pergunta e escolha apenas uma alternativa em cada questão. Se ficar em dúvida, escolha a que mais se aproxima da forma como se comporta :
1- Quando imagino minha vida daqui a dez anos, me vejo como:
a) um profissional realizado, fazendo as coisas que gosto
b) um profissional reconhecido e valorizado no mercado
c) um profissional sério, dando continuidade ao trabalho dos meus pais
d) um profissional muito bem-sucedido financeiramente

2- Os profissionais que mais admiro são aqueles que:
a) sentem-se felizes e plenamente satisfeitos com seu trabalho
b) são considerados os melhores na sua profissão
c) têm sucesso seguindo a tradição profissional da família
d) fazem sucesso e ficam ricos com seu trabalho

3- As minhas férias ideais são:
a) fazendo tudo que gosto e nunca tenho tempo para curtir
b) esquiando nas montanhas do Colorado ou passeando pelos países da Europa
c) viajando para praia ou ao campo com meus amigos do colégio
d) não importa o lugar , desde que num hotel de 5 estrelas com todas as mordomias

4-Quando sou apresentado a alguém,geralmente falo sobre :
a) os meus interesses e hobbies
b) pessoas famosas e importante que conheço
c) as histórias engraçadas da minha infância, minha família e amigos em comum
d) carros, viagens e os lugares badalados que gosto de freqüentar

5- Quando os outros se referem a mim , gosto de ser   lembrado:
a) pelo meu jeito de ser
b) pela minha popularidade
c) pela minha origem familiar
d) pelas coisas que conquisto
6- Aproveito as minhas horas de lazer para:
a) ir ao cinema, mexer no computador ou ler um livro
b) ir aos lugares da moda ou me informar sobre o que está acontecendo de interessante pela cidade
c) ficar em casa conversando com meus amigos ou assistindo a um vídeo
d) fazer compras ou passear no shoping

7- Quando conheço alguém do sexo oposto, procuro:
a) saber seus hábitos e interesses
b) saber quem são seus amigos e aos lugares que freqüenta
c) saber sobre sua família e seus melhores amigos
d) saber onde mora e em que colégio estuda

8- Nas minhas relações pessoais procuro estar sempre com      
a) gente que gosta de coisas que eu gosto
b) gente interessante que realiza coisas e tem sempre novidades para contar
c) pessoas chegadas, em que confio
d) gente que gosta de viver bem

9- Quando me refiro a minha família, geralmente falo sobre:
a) o lado interessante da profissão dos meus pais
b) o sucesso que alcançaram e o prestígio que eles têm
c) as coisas que fazemos juntos
d) as conquistas pessoais e econônicas

10- O que mais me atrai numa paquera é :
a) a maneira como ele (ela) curte tudo que faz
b) a vida agitada e cheia de acontecimentos que ele (ela) tem
c) a forma tranqüila como ele (ela) se relaciona com as pessoas
d) a maneira como ele (ela) aproveita a vida, com viagens, festas, roupas da moda

11-Quando vou dar um presente para um amigo procuro:
a) descobrir algo que ele goste e tenha vontade de ter
b) escolher um objeto que o faça se sentir especial e diferente dos demais
c) escolher algo que possa aproveitar junto com seus amigos
d) escolher algo de qualidade como uma roupa de grife ou um CD importado
12- O paraíso pra mim é um lugar:

a) onde posso fazer todas as coisas que gosto e do jeito que eu quero
b) cheio de pessoas interessantes e famosas
c) onde posso curtir as pessoas de quem mais gosto
d) onde posso aproveitar todas as coisas boas da vida

13- O professor que mais me influenciou até hoje foi o que :
a) me ajudou a descobrir novos interesses e talentos
b) me ensinou a usar melhor meus talentos e qualidades
c) me ajudou a melhorar minhas relações interpessoais
d) me apresentou um novo e promissor campo de trabalho

14- Se eu fosse trabalhar nas férias, escolheria uma atividade que :
a) me permitisse fazer as coisas que eu gosto
b) me colocasse em contato com pessoas bem-sucedidas
c) pudesse ser feita em equipe
d) fosse bem remunerada

15- O grande sonho da minha vida é :
a) poder desenvolver plenamete meus talentos e habilidades
b) ser reconhecido como melhor naquilo que faço
c) ser querido e respeitado pelos que me cercam
d) viver cercado de muito conforto, sem nenhuma preocupação financeira

16- A pior coisa pra mim é :
a) ser obrigado a fazer coisas que não tem nada a ver comigo
b) não ser reconhecido por minhas realizações
c) ficar longe dos meus amigos e familiares
d) não poder fazer as coisas que gosto por falta de grana
17- Gosto, principalmente, de esportes que :

a) exigem grande concentração e constante dedicação
b) permitem ao atleta se destacar e ficar famoso
c) são praticados coletivamente e requerem união da equipe
d) possibilitam sucesso financeiro e poder

18- Para mim as revistas e os livros são antes de mais nada:
a) fontes de informação e de conhecimento sobre os assuntos que me interessam
b)um meio de ficar por dentro das novidades e da vida das pessoas
c) uma forma de me atualizar para poder conversar com os amigos
d) fontes de informações que podem ajudar a alcançar meus objetivos
19- Meus amigos sempre me procuram quando :

a) precisam de uma opinião sobre assuntos pelos quais me interesso
b) querem saber o que está na moda e é legal
c) querem contar algo que aconteceu com eles
d) precisam de uma orientação sobre a compra de alguma coisa

RESULTADO
Some as respostas que você deu para cada letra e verifique qual delas conseguiu mais pontos. Assim, se você obteve o maior resultado na letra "d", por exemplo, leia a descrição relativa ao tipo D. Caso não se encaixe em nenhum tipo ou dê empate, leia a descrição do tipo E.
Tipo A - Em busca do prazer
Você faz suas escolhas baseado principalmente na busca da satisfação e realização pessoal. Ao se decidir por uma profissão, considere se ela irá de fato lhe proporcionar a realização que tanto valoriza. Se você levar em conta seus gostos e interesses irá, com certeza, ter sucesso.
Dica: Converse com pessoas que têm as profissões pelas quais se interessa e observe o que elas fazem no dia-a-dia. Lembre-se que irá passar boa parte da vida nessas atividades e que, para você, estar em sintonia com os desejos é essencial.
Tipo B - Em busca da fama
Para você, o mais importante é ser reconhecido e valorizado pelos outros . Ao escolher uma profissão, leve em conta as oportunidades que ela lhe oferece para se projetar socialmente. Ser considerado o melhor naquilo que faz e ficar famoso são atributos muito importantes para você e devem participar da sua decisão .
Dica: Dê atenção especial às profissões que oferecem oportunidades para se destacar ou estejam na moda. Converse com profissionais que você admira por essas características e veja o que elas fizeram para alcançar o sucesso.
Tipo C - Em busca do afeto
Você faz suas escolhas baseado principalmente nas suas relações interpessoais e familiares. Fazer o que sua família valoriza e ser aceito e respeitado pelos seus amigos é essencial para seu bem-estar. Ao optar por uma profissão, verifique se ela está de acordo com os valores da sua família e amigos.
Dicas: Fique atento às oportunidades que a profissão de seus familiares lhe oferecer. Outra alternativa é uma atividade profissional que lhe permita se associar a amigos ou parentes.   
Tipo D - Em busca da grana
Você faz suas escolhas pensando nas recompensas financeiras e materiais. Poder comprar o que quiser e usufruir de todo o conforto são suas principais ambições . Portanto, ao decidir por uma profissão esteja seguro sobre as possibilidades de remuneração que ela oferece.
Dicas: Investigue quias profissões remuneram melhor ou permitam grandes ganhos financeiros a curto prazo. Procure conversar com pessoas bem-sucedidas financeiramente e tente descobrir os negócios e oportunidades do momento.     
Tipo E - Em busca da definição
Você tem dificuldades de perceber o que determina suas escolhas. Isso significa que, aparentemente, tudo tem a mesma importância mas , com certeza, um dos valores é mais forte que outros. Para tentar descobrir qual é ele, leia os tipos descritos acima e veja qual reflete melhor seu jeito de ser. Identificar esse valor pode ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas, uma vez que elas estarão em sintonia com seus desejos mais profundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário